Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Cerca de 50 famílias protestam e cobram informações sobre desapropriação para obra do metrô de BH
Imagem: Divulgação / Metrô BH

Cerca de 50 famílias protestam e cobram informações sobre desapropriação para obra do metrô de BH

Moradores de cinco bairros da região Oeste terão que deixar as suas casas


Por Mateus Liberato

Vários moradores protestaram, na tarde desta quinta-feira (4), em frente à sede do Metrô BH, devido à desapropriação que irá ocorrer para a construção da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte. A sede da concessionária fica localizada no bairro Colégio Batista, região Nordeste da capital mineira.

Cerca de 50 famílias estiveram no local. Elas argumentam que não estão sendo ouvidas pelo Metrô BH e pelos órgãos de Estado e buscam informações sobre as obras e detalhes das remoções.

A desapropriação irá afetar cerca de 300 famílias que residem em bairros da região Oeste como Gameleira, Nova Gameleira, Nova Cintra, Betânia e Vista Alegre. As obras para a construção da Linha 2 têm previsão para começar em setembro deste ano. A ideia é ligar o bairro Calafate à região do Barreiro.

Poliana Cristina Furtado, líder comunitária que participou do ato, disse que os moradores cobram diálogo por parte do Metrô BH e informou que uma reunião já está marcada para a segunda quinzena de julho.

“Nós moradores estávamos tentando uma negociação com a empresa. Queremos apenas um diálogo do Metrô BH com as famílias que serão removidas, além da garantia de moradias dignas para todas elas. Estamos há quase um ano sem resposta. Após a manifestação de hoje, marcamos uma reunião entre os moradores e a concessionária para o dia 18/07”, ressaltou Poliana.

Em nota, o Metrô BH informa que "ainda não está na fase da desocupação das benfeitorias construídas irregularmente na faixa de domínio da ferrovia. Já foi realizado o mapeamento da área, a selagem das casas e o perfil socioeconômico das famílias foi traçado, após entrevistas com os moradores". A concessionária ainda destaca que "as negociações com os proprietários de benfeitorias construídas irregularmente na faixa de domínio terão início de acordo com o andamento da implantação das obras da Linha 2 do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte".

Colunistas

Carregando...


Saiba mais