Chega a 24 o número de mortes no período chuvoso 2024/2025. Os dados foram atualizados na manhã desta segunda-feira pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). O aumento significativo de vítimas acontece devido aos óbitos registrados no Vale do Aço. Foram 11 no total, sendo 10 em Ipatinga e um em Santana do Paraíso.
O governador Romeu Zema (Novo) vai sobrevoar as duas cidades nesta manhã para avaliar os danos provocados pelos deslizamentos durante o temporal. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal ainda trabalham no socorro às vítimas e avaliação dos estragados.
A prefeitura de Ipatinga decretou estado de calamidade pública. Entre as vítimas na cidade estão oito adultos e duas crianças.
Os moradores que deixaram as casas foram encaminhados para o Estádio Ipatingão. Dados da prefeitura mostram que são ao menos 150 desabrigados. As famílias atingidas vão receber um auxílio da prefeitura para amenizar os prejuízos.
Desde o início do período chuvoso, Minas Gerais tem 56 cidades em situação de anormalidade, sendo quatro em situação de calamidade pública e outras 52 em emergência. Ao todo, 279 moradores ficaram desabrigados e outros 1.497 desalojados.