Carregando...

Cidades

Imagem: Reprodução / Redes sociais

Chuva em Minas: cidades são inundadas e criança morre após deslizamento de encosta

Defesa Civil Estadual montou posto de comando para auxiliar nas ocorrências

Por João Henrique do Vale

Cidades do interior de Minas Gerais registraram ocorrências durante o temporal que atingiu as localidades entre a tarde de quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira. Uma criança morreu em Pescador, na Região do Rio Doce, após um barranco deslizar e atingir uma casa. A Defesa Civil Estadual montou um posto de comando para auxiliar nas ocorrências. 

O temporal atingiu o município de Pescador, com população de 4,2 mil moradores, nessa madrugada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta das 2h, um barranco deslizou e atingiu uma casa na Rua Henrique Alves Batista. Uma criança, de 2 anos, foi soterrada. A vítima foi retirada por populares e não resistiu aos ferimentos. 

Os militares percorreram as ruas do município para orientar os moradores de locais de risco que deixassem as casas. 

Cidades do Vale do Jequitinhonha foram tomadas por inundações durante os temporais. Ocorrências foram registradas em Monte Formoso, Joaíma, Bertópolis e Palmópolis. Em Fronteira dos Vales, uma adutora foi rompida e interrompeu o abastecimento da cidade. De acordo com o Governo de Minas, a Copanor, concessionária de água da região, realiza o reparo da adutora. Enquanto o trabalho não é concluído, caminhões-pipa estão sendo enviados para abastecer a população.

Ajuda aos municípios

Diante das ocorrências, um sistema de comando de operações foi instalado na região pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) com o intuito de coordenar e auxiliar os municípios atingidos. “A Defesa Civil Estadual está atuando em diversas frentes, com a equipe da 15ª Regional de Defesa Civil e três equipes oriundas da Coordenadoria em Belo Horizonte que foram enviadas para atuar nas localidades. Um caminhão com ajuda humanitária será enviado às cidades com cestas básicas, kits de higiene e kit limpeza para fortalecer o atendimento aos atingidos pelas enchentes”, informou o Governo de Minas.  

Técnicos do DER-MG também foram acionados para auxiliar os municípios no plano de trabalho para reconstrução de pontes.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais