Carregando...

Cidades

Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

Chuva no feriado: BH deve ter precipitações de até 100 milímetros até terça-feira

Defesa Civil da capital mineira emitiu um alerta para a instabilidade no tempo no feriado prolongado

Por João Henrique do Vale

O feriado será de muita chuva em Belo Horizonte. A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de precipitações com acumulado entre 80 a 100 milímetros. O volume é estimado para um período entre 8 e 12 de outubro. Há possibilidade de raios e rajadas de ventos. 

Devido a previsão de chuva forte, o Grupo Gestor de Risco e Desastres (GGRD) foi mobilizado. A equipe vai contar com a participação de todos os órgãos da Prefeitura para agir em situações de emergência. 

Depois de um longo período de estiagem, a capital mineira vem tendo ocorrências de chuvas desde o início do mês. Algumas regiões já quase atingiram a quantidade histórica de chuva para o mês, que é de 104,7 mm. Como a Região Noroeste, que já teve 92,2 mm, o equivalente a 88,1% da média histórica. Em outras três regionais, já choveu metade do esperado, como no Barreiro, Centro-Sul e Pampulha. 

Nesta quinta-feira, moradores de Belo Horizonte foram surpreendidos por um vendaval no fim da madrugada e início da manhã. Os ventos fortes chegaram a 88 quilômetros por hora em algumas regiões da cidade. 

Alertas no celular 

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de desastres naturais por SMS na plataforma 40199. O usuário de celular precisa se cadastrar para receber os alertas de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Recomendações da Defesa Civil

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.

- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

- Atenção especial para áreas de encostas e morros.

- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil (199).

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais