Os turistas e moradores que se hospedarem em Poços de Caldas, na Região Sul de Minas Gerais, deverão apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. A medida passa a valer a partir desta sexta-feira. A mesma regra vai valer para eventos públicos e privados realizados no município.
A prefeitura da cidade publicou uma resolução que regulamenta as novas medidas de saúde e segurança, que passam a valer a partir desta sexta-feira. O documento estabelece que, “a rede hoteleira e os organizadores de eventos públicos e privados de natureza cultural, esportiva, comercial, religiosa, social, política, festiva e de lazer, que ocorram em ambientes fechados, deverão obrigatoriamente exigir dos hóspedes e dos respectivos participantes de eventos a comprovação da imunização contra a COVID-19, de acordo com o Plano Nacional de Imunização”.
A comprovação poderá ser feita com a apresentação do Certificado Nacional de Vacinação, obtido através do aplicativo “Conecte-SUS Cidadão”. Determina, ainda, que os dados básicos (nome e telefone) de hóspedes e participantes, deverão ser guardados por ao menos 30 dias caso seja necessária a intervenção pelos órgãos sanitários municipais.
A resolução também estabelece os estabelecimentos sejam flexíveis quanto ao cancelamento de diárias e devolução de ingressos. “Os proprietários dos hotéis e organizadores de eventos deverão ainda, adotar políticas flexíveis de cancelamento de diárias de hospedagem, bem como a troca e/ou devolução de ingressos e tickets, com a finalidade de evitar que pessoas sintomáticas com suspeita de COVID-19 hospedem-se ou participem dos respectivos eventos”, determinou.