Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Com déficit de quase 500 médicos, PBH convoca 188 profissionais de saúde
Imagem: Arquivo / PBH

Com déficit de quase 500 médicos, PBH convoca 188 profissionais de saúde

Os médicos foram aprovados em concurso público realizado em 2020


Por João Henrique do Vale

Na tentativa de diminuir a angústia e sofrimento da população que precisa aguardar por horas para conseguir atendimentos nas unidades de saúde de Belo Horizonte, a Prefeitura convocou 188 médicos aprovados no concurso público de 2020. O objetivo é minimizar o déficit de profissionais de saúde na capital que chega a quase 500.

A nomeação dos 188 profissionais foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM). Os profissionais atuarão em diversos Centros de Saúde dentro do município e integrarão as equipes de Estratégia Saúde da Família.

Segundo a prefeitura, os nomeados têm até 20 dias, a contar a partir do primeiro dia útil subsequente à nomeação, para regularizar a documentação e se apresentar ao município. O Executivo Municipal afirma que outros médicos devem ser chamados dentro de todo o prazo de validade do Concurso.

De 2017 foram também contratados 1.159 médicos para exercício em diversas unidades de saúde, incluindo áreas de urgência, atenção primária e rede complementar.

Falta de médicos

A falta de médicos vem provocando lotação nos Centros de Saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Belo Horizonte. Com o aumento dos casos de síndromes respiratórias e de Covid-19, os pacientes, principalmente as crianças, estão tendo que esperar por horas para o atendimento médico.

Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde precisou montar uma força-tarefa para conseguir enfrentar a alta demanda. UPAs foram abertas no fim de semana, exclusivamente, para o atendimento pediátrico, e postos de saúde nas nove regionais ficaram abertos 24 horas.

A alta demanda também foi um dos motivos que levou a prefeitura a voltar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais