Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Com UPAs lotadas, PBH recomenda postos de saúde para casos leves de gripe
Imagem: Reprodução / Google Street View

Com UPAs lotadas, PBH recomenda postos de saúde para casos leves de gripe

Secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado, afirmou que faltam profissionais de saúde em Belo Horizonte


Por João Henrique do Vale

As Unidades de Pronto-Atendimento de Belo Horizonte (UPAs) passam por uma momento de grande demanda devido a doenças respiratórias. Quem procura os locais, vêm esperando por horas para ser analisado por um profissional de saúde. Por causa dessa situação, a prefeitura recomenda que as pessoas com sintomas leves de gripe procurem os postos de saúde

De acordo com o secretário municipal de saúde, Jackson Machado, aproximadamente 2 mil pessoas são atendidas diariamente nas noves UPAs da capital. Porém, grande parte dos pacientes têm condições de receberem assistência em unidades básicas. “A grande questão é que cerca de 70% desses atendimentos poderiam ser realizados em um dos nossos 152 centros de saúde, pois são casos leves. A UPA é uma unidade semi-hospitalar. Ela tem todas as condições de funcionar como um pequeno hospital”, explicou o secretário Jackson.

De acordo com ele, pessoas com síndrome respiratória leve, como uma coriza ou tosse, podem procurar um centro de saúde, que são unidades altamente capacitadas para lidar com esse tipo de caso.

Sem médicos 

Belo Horizonte está com dificuldade na contratação de médicos. De acordo com Jackson Machado, não há nenhum profissional cadastrado no Banco de Currículo da secretaria. Atualmente, das 536 vagas em aberto na pasta, 158 são para a rede de urgência, que engloba as UPAs. “A nossa expectativa é que com o concurso sendo homologado em janeiro, os profissionais médicos sejam empossados com prioridade em fevereiro”, afirmou.

Outra ocorrência que levou a lentidão na assistência ao pacientes foi a instabilidade no sistema de atendimento das UPAs. Segundo a prefeitura, o problema já foi solucionado e o programa funciona normalmente. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais