Integrantes da Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços pretendem pedir a suspensão das obras de requalificação da Rua Sapucaí, no Bairro Floresta, na Região Leste de Belo Horizonte. A medida será tomada após críticas de moradores do entorno em audiência pública realizada nessa quinta-feira.
Segundo os participantes, o Executivo não apresentou nenhum estudo que embasasse a interdição definitiva, e entre seus temores está a falta de banheiros para o grande fluxo de pessoas que a região vai atrair, o prejuízo a outros segmentos comerciais e o considerável impacto no trânsito local.
Os moradores alegaram que o fechamento da via vai provocar congestionamentos e mudanças significativas do transporte público. Outra preocupação é com o ruído e com os imóveis tombados na região.
O vereador Reinaldo Gomes Preto Sacolão (DC), que solicitou o debate, disse que levará ao prefeito Fuad Noman (PSD) o pedido para que a obra seja suspensa e que o diálogo com moradores e comerciantes seja retomado.
Melhorias
Localizada no Bairro Floresta, a Rua Sapucaí é um mirante para o Centro da cidade, com vista para o conjunto urbano da Praça da Estação e parte do conjunto da Praça Rui Barbosa e adjacências. As obras de requalificação pretendem preservar e fomentar esse espaço urbano, ressaltando o potencial cultural, turístico, gastronômico e patrimonial.
As obras serão supervisionadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e a previsão de conclusão dos trabalhos é para o 1º semestre de 2025. Estão sendo investidos R$5,1 milhões pela PBH, provenientes dos Recursos Ordinários do Tesouro (ROT).