Carregando...

Cidades

Imagem: Prefeitura de Contagem / Divulgação

Contagem faz ação de combate à Febre Maculosa no município

Operação acontece após confirmação de 2 óbitos pela doença na cidade; Minas contabiliza 13 casos de Febre Maculosa, em 2021

Por Lucas Rage e João Henrique do Vale

A Secretaria Municipal de Saúde de Contagem realiza, na tarde desta sexta-feira (20), uma operação de combate ao Carrapato Estrela.

A ação acontece em cinco residências do Bairro Tijuca, como resposta à ocorrência de óbitos pela Febre Maculosa — doença transmitida pelo inseto.

Esta semana, foram confirmados dois óbitos pela Febre Maculosa Brasileira, envolvendo os membros de uma mesma família do Bairro Nacional, em Contagem.

As notificações reacendem o alerta para a Febre Maculosa em Contagem, dois anos após um surto que deixou quatro mortos pela doença no município.

Para o superintendente de Vigilância em Saúde de Contagem, José Renato Rezende Costa, a situação exige cuidado por parte da população. “É muito importante que a população tenha conhecimento de que isso não é uma situação espalhada por todo o município, mas uma situação que todos devem ficar alerta uma vez que já temos a circulação da bactéria Rickettsia rickettsii que é a causadora da febre maculosa. As pessoas podem acionar o controle de Zoonoses em caso de dúvida em relação ao carrapato, que fazemos a captura destes para identificar se é o vetor da Febre Maculosa”, disse.

13 casos em Minas 

Neste ano, Minas Gerais confirmou 13 casos da Febre Maculosa, com duas mortes até o momento. As notificações de Contagem não integram balanço do estado.

Em Belo Horizonte, cinco casos suspeitos estão sendo investigados.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais