Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Copasa conclui obras emergenciais em adutora; abastecimento será retomado no fim de semana
Imagem: Copasa / Divulgação

Copasa conclui obras emergenciais em adutora; abastecimento será retomado no fim de semana

Companhia anunciou últimos testes da adutora Sistema Serra Azul, que se rompeu no início do mês


Por Lucas Rage

A Copasa anunciou, no fim da manhã desta sexta-feira (18) a conclusão das obras emergenciais na altura do Sistema Serra Azul, em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As obras acontecem, em caráter paliativo, após o rompimento da adutora do sistema Serra Azul, responsável pelo abastecimento de água de parte da Região Metropolitana de BH. Devido aos trabalhos da Copasa, foi instituído um rodízio de água de 24 horas, que afetou bairros de 8 municípios mineiros.

Segundo a Copasa, a companhia realiza os últimos testes na adutora provisória, e a previsão é de que o Sistema Serra Azul volte à operação ainda nesta sexta-feira.

“A estrutura finalizada está dimensionada para atender provisoriamente a demanda complementar da produção de água na RMBH e eliminar o rodízio até o próximo domingo (20). O bombeamento de água do Serra Azul para o sistema integrado metropolitano já foi iniciado e, como previsto, atingiu a capacidade de produção de 800 litros por segundo”, afirmou a Copasa, por meio de comunicado. 

“Diferentemente do setor elétrico, em que o serviço é normalizado de imediato, o sistema de distribuição de água demanda um tempo até que haja um equilíbrio de pressão nas redes, principalmente nas residências localizadas em áreas mais altas e distantes dos reservatórios. A região metropolitana conta hoje com 55 macro reservatórios - que armazenam um total de 371 mil metros cúbicos - e cerca de 18,8 mil quilômetros de redes e adutoras”, completou a companhia.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais