Carregando...

Cidades

Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

Covid-19: BH tem mais de 99% da população vacinada com a primeira dose

Os dados foram comemorados pelo secretário municipal de saúde, Jackson Machado

Por João Henrique do Vale

A população acima de 18 anos em Belo Horizonte está quase toda vacinada com a primeira dose da vacina da Covid-19. Ao todo, 99,6% dos moradores da capital mineira deste grupo já receberam a primeira imunização, e 86,4%, já completaram o ciclo vacinal. Os dados foram atualizados, nesta sexta-feira, pelo secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou um levantamento no sistema DataSus para tentar identificar o motivo que os dados não estavam alterando. “Eu estava incomodado, pois vacinávamos 20 mil pessoas por semana, e o número não saía de 83,8%. Então, solicitei a equipe que fizesse uma pesquisa no sistema em todo Brasil de pessoas que declararam residência em BH ao receber a vacina. Chegamos a este número”, afirmou o secretário. 

Ao todo, 2,1 milhões de moradores de BH receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Já a segunda dose foi aplicada em 1,9 milhão. Com esse levantamento, a prefeitura pretende criar plataformas que possam ajudar a população da cidade. “Esses dados estão guardados. Como eles, por exemplo, podemos repassar ao Ministério da Saúde, que teve o sistema hackeado”, disse Jackson Machado. “Já solicitamos a Prodabel para criar um aplicativo, para que os moradores possam entrar e encontrar os dados em nosso portal”, completou. 

Sem Carnaval 

Mesmo com as boas notícias sobre a vacinação, o secretário Jackson Machado afirma que ainda não é hora de fazer o carnaval. “O ideal é que não haja o carnaval, assim como não haja aglomerações no réveillon, no Natal. A Saúde segue com a mesma recomendação de não ter aglomerações na cidade”, comentou. 

Visita de Ministro 

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, está em Belo Horizonte para conhecer o Programa de Parceria Público-Privada (PPP) da prefeitura para obras em unidades básicas de saúde. “Eles estão querendo incorporar o programa de reconstrução de unidades básicas de saúde. Entregamos 27 unidades básicas de saúde. Em janeiro de 2017, fizemos um levantamento que mostrou que dois terços das unidades deveriam ser reconstruídas. Não conseguiremos reconstruir 100 unidades de saúde devido ao tempo. Mas certamente, 50 estarão prontas. O que é certeza de um salto nos serviços de saúde de BH”, afirmou Jackson Machado. 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais