Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Covid, gripe e sarampo: BH tem campanha de vacinação reforçada nos próximos dias
Imagem: Rodrigo Clemente/PBH

Covid, gripe e sarampo: BH tem campanha de vacinação reforçada nos próximos dias

Prefeitura inicia aplicação da quarta dose da vacina em idosos a partir de 80 anos. Crianças e trabalhadores da saúde deverão se imunizar contra sarampo


Por Déborah Lima

Os belo-horizontinos devem se programar para garantir imunização contra três doenças nos próximos dias: Covid-19, gripe e sarampo. A grande campanha de vacinação começa na próxima segunda-feira (4).

Gripe e Covid

Haverá vacinação contra a gripe e a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos de 80 anos e mais – que tenham um intervalo mínimo de quatro meses desde o reforço.

De acordo com a PBH, são cerca de 72 mil pessoas nesta faixa etária. As convocações para receber as duas vacinas acontecem de forma simultânea, para este público, para evitar o deslocamento dos idosos a um ponto de imunização mais de uma vez.

Os chamamentos para vacinação contra a Gripe dos demais grupos que fazem parte do público alvo serão feitos de forma escalonada, com convocações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde à medida que o município receber doses da vacina.

“Os idosos a partir de 80 anos poderão receber a vacina contra a gripe e mais uma dose do imunizante contra a Covid-19 no mesmo momento. A aplicação das duas vacinas de forma concomitante é segura e não há necessidade de aguardar um intervalo, mesmo uma delas sendo contra a Covid-19”, esclarece Fabiano Pimenta, subsecretário de Promoção e Vigilância em Saúde.

Além dos Centros de Saúde, a vacina contra a gripe estará disponível em postos extras e pontos de drive-thru. Os endereços podem ser consultados no portal da Prefeitura.

Os idosos que optarem por receber a vacina contra a Covid-19 e gripe na mesma data, podem verificar os endereços dos locais de vacinação e os horários de funcionamento neste link.

Sarampo

As crianças de 6 meses a 4 anos poderão ficar seguras contra o sarampo. A campanha vai até 26 de junho. Trabalhadores da saúde também deverão ser imunizados. Em Belo Horizonte, todos os 152 centros de saúde estão preparados para a imunização.

A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, nos Centros de Saúde do município. É fundamental que os responsáveis levem a caderneta ou cartão de vacinação para conferência das doses aplicadas e uma melhor avaliação das pendências.

Os endereços e horários de funcionamento dos Centros de Saúde podem ser acessados no portal da Prefeitura.

O Ministério da Saúde manteve o alerta para a circulação ativa do vírus no país e por ser uma doença de alta transmissão, é necessária uma cobertura vacinal elevada, cerca de 95%, para que a circulação seja interrompida.

A prefeitura lembra que o último caso de sarampo confirmado foi em 2020. A expectativa é vacinar cerca de 117 mil crianças na capital. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais