Após realizar teste de alerta sonoro com a população de Belo Horizonte, no último fim de semana, entra em operação a partir desta quarta-feira (04/12), o novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional.
Chamado de "Defesa Civil Alerta", a ferramenta utiliza da rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros em casos de desastres de grande perigo, interrompendo qualquer conteúdo em uso no aparelho, incluindo no modo silencioso.
Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.
“Neste primeiro momento, a utilização da nova tecnologia estará focada nas defesas civis dos estados. Elas foram previamente capacitadas e certificadas para o uso correto da ferramenta. Lembrando que para os desastres de menor intensidade, com menor comprometimento da segurança das pessoas, os demais mecanismos, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp e Google, permanecem vigentes”, afirmou o coordenador-geral de monitoramento e alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Tiago Schnorr.
Criado em 2022 pelo Governo Federal, o sistema visa complementar as outras ferramentas de alertas de emergência disponíveis para prevenção de desastres, avisando e orientando as pessoas que estejam em localidades com risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, dentre outros. As defesas civis de estados e municípios são as responsáveis pelo conteúdo dos alertas.