Em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas em Belo Horizonte, e a previsão de mais pancadas para os próximos dias na capital, a Defesa Civil de BH prorrogou nesta sexta-feira (03/01), o alerta de risco geológico forte na cidade até a próxima terça-feira (07/01).
A previsão é que há possibilidade de pancadas de chuva acima de 70 mm na regional Noroeste (risco geológico alto), e até 50 mm nas Regionais Oeste e Centro-Sul de BH, o que configura risco moderado para saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Ao longo da tarde de hoje (3), os temporais não deram trégua em várias regiões da cidade. As regionais Centro-Sul e Oeste registraram chuva extremamente forte. Também choveu em bairros da Noroeste e no Barreiro, mas de forma mais branda.
Chuva no Estado
O mais recente boletim estadual da Defesa Civil também confirma que o início de 2025 será marcado por muita instabilidade, com previsão de tempestades severas e acumulados significativos em diversas regiões do Estado.
Para o sábado (04/01), a previsão é de tempo instável, com tempestades em todas as mesorregiões de Minas Gerais. Acumulados entre 40 e 80 mm são esperados especialmente no Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Vale do Rio Doce.
O tempo segue instável também no domingo (05/01), com acumulados significativos de 40 a 60 mm no Norte do Estado, devido à maior canalização de umidade nessa região.