A Defesa Civil de Minas Gerais e de Nova Lima, na Grande BH, vão realizar, em conjunto com a Mineradora Vale, um simulado de emergência na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens B3/B4, B6, B7 e Taquaras, da mina de Mar Azul; barragem 5, da mina da Mutuca; e Capão da Serra, da mina de Tamanduá. Todas as estruturas estão localizadas em Nova Lima. O simulado está marcado para 21 de outubro, às 10h, e cerca de 100 pessoas do distrito de Macacos (São Sebastião das Águas Claras) devem participar da atividade.
A Vale informou que não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As estruturas B6, B7, Capão da Serra e Taquaras possuem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva. Já a barragem 5 encontra-se em nível 1 de emergência. A B3/B4 permanece inativa e em nível 3 de emergência, ou seja, com risco iminente de rompimento e com moradores da ZAS já realocados.
Os moradores serão avisados por meio do toque real de sirenes e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. Antes do sinal sonoro, é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado.
O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento à legislação vigente. De acordo com a Vale, o objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência. Ainda de acordo com a mineradora, serão tomados todos os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19.
Trânsito
Durante a execução das atividades haverá interdição temporária do trânsito de veículos em algumas vias.
Pontos de interdição:
- Estrada São Sebastião das Águas Claras, em frente à Pousada Mata Atlântica e na esquina com a estrada do Engenho;
- Rua São Luiz – Macacos;
- Av. Manoel Bandeiras;
- Alameda do Luar, nas proximidades da portaria 2 do Condomínio Pasárgada;
- Igreja de Macacos;
- Capela Velha;
- Canto dos Fechos;
- Estrada do Engenho, em frente ao circuito de bike.