A MG-30, em Nova Lima, na Grande BH, segue sofrendo as consequências das chuvas que atingem Minas Gerais. Nesta quinta-feira, um deslizamento fechou a rodovia entre o Trevo da Escavadeira, e o Trevo dos Cristais. Ninguém ficou ferido. Agentes da Defesa Civil fazem vistoria em outros trechos para avaliar os riscos.
O escorregamento de terra interditou os dois sentidos da via. Porém, segundo a prefeitura, carretas estão autorizadas a passar pelo trecho na pista que vai em direção a Belo Horizonte. A administração municipal informou, ainda, que os outros veículos devem passar por desvios nos trevos da Escavadeira e dos Cristais para acessar a cidade.
A rodovia sofre com as consequências das fortes chuvas. No início do mês, a prefeitura fez uma convênio com o Governo de Minas para restabelecer o tráfego em diferentes trechos. Entre as intervenções, está prevista a construção de um muro de contenção na altura do km 15, próximo ao condomínio Ville Montagne. Outro ponto crítico é no Bairro Santa Rita, onde um talude segue instável.
Serão investidos R$ 13,1 milhões e as obras serão executadas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG).
A prefeitura de Nova Lima se pronunciou sobre o deslizamento, por meio de nota. "Devido ao deslizamento de encosta na MG-030, ocorrido no trecho entre o Trevo dos Cristais e o Trevo do Quintas II, nesta quinta-feira (17), a Prefeitura de Nova Lima segue monitorando, por meio de equipes técnicas da Secretaria de Obras e da Defesa Civil, a situação do local.
Por conta do risco de novos deslizamentos, o trânsito no local será alterado até novas orientações. Durante o dia, haverá interdição parcial e apenas uma pista será liberada no esquema de pare-e-siga. Já no turno da noite, entre 19h e 07h, o trecho será totalmente interditado para todos os veículos, de forma que os cidadãos devem utilizar os desvios nos trevos da Escavadeira e dos Cristais para acessarem a cidade.
Assim que o solo se estabilizar, a Prefeitura começará os trabalhos de limpeza no local".