Foi publicado, nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União (DOU), o edital de concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, trecho conhecido como “Rodovia da Morte” devido aos grande índice de acidentes graves. O leilão foi marcado para novembro deste ano. Essa é a quinta tentativa de realizar o certame.
O projeto da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) prevê o investimento de R$ 10 bilhões pela iniciativa privada em intervenções como duplicação das faixas de tráfego, além da construção de túneis e passarelas. A concessão da rodovia está prevista para 2023, com duração de trinta anos.
O projeto também prevê a instalação de praças de pedágio na rodovia. Ao todo, serão cinco. Elas vão ficar em Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. O valor deve ser entre R$ 10,79 e R$ 13,80.
O Programa de Exploração da Rodovia (PER) prevê obras em 131,86 km para duplicação; inclusão de 100,19 km de faixas adicionais, e 11,35 km de vias marginais, além de 198 acessos, 171 correções de traçado, 43 obras de estabilização de taludes, 20 passarelas, 104 pontos de ônibus; entre outros. O prazo de entrega de até oito anos após assinatura do contrato.
A concessão deve resultar em R$ 10 bilhões a serem aplicados no sistema rodoviário, entre novas obras e despesas de operação. "A espera do povo mineiro por melhorias na BR-381 terminou. Esse investimento vai salvar milhares de vidas, em uma rodovia que é líder em acidentes e que já ceifou muitas vidas. Investir em infraestrutura é garantir desenvolvimento e cuidar das pessoas", destacou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Mais segurança
Componentes de segurança e inovações tecnológicas foram inseridos no projeto a fim de reduzir os riscos de acidentes e auxiliar no monitoramento da via e assistência aos usuários. Um dos trechos com maior declive, e consequentemente com alto índice de ocorrências, o Km 373,9 terá área de escape com dispositivos que permitam a desaceleração emergencial de veículos com grande carga, evitando fatalidades na pista.
Quem vencer o leilão terá que instalar câmeras (CFTV) ao longo de toda a rodovia, tecnologia para detecção automática de incidentes, assegurar cobertura wi-fi e aplicativo para chamadas de emergência, sistema de monitoração das condições meteorológicas e iluminação em LED, entre outras inovações.