Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Eixo se solta e ônibus tomba na Avenida Vilarinho, em BH
Imagem: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Eixo se solta e ônibus tomba na Avenida Vilarinho, em BH

Corpo de Bombeiros atende a ocorrência e ainda não há informações sobre feridos


Por João Henrique do Vale

Um ônibus tombou,  na manhã desta quinta-feira,  na Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova. Aproximadamente 30 pessoas precisaram de atendimento médico.

De acordo com o Corpo de Bombeiros,  o veículo é da linha 524 do Move Metropolitano, que faz o trajeto Terminal Justinópolis / Belo Horizonte. Testemunhas contaram que um dos eixos se desprendeu do ônibus enquanto ele se deslocava.  Com o impacto,  o veículo virou e tombou lateralmente em frente à estação Candelária, do Move,  na pista sentido Bairro / Centro. 

Segundo o relato do condutor, o veículo estava na velocidade normal da via. Entretanto, ele percebeu alteração na direção puxando pra esquerda, logo depois escutou um estalo e a direção travou, puxando o ônibus para a esquerda e depois para a direita, momento no qual o veículo acabou tombando. Aparentemente houve a quebra do facão e consequente colapso do eixo traseiro. Os trabalhos estão sendo realizados pela perícia técnica, que poderá atestar a causa.

93 passageiros

Dentro do veículo estavam 93 pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros. O número de vítimas atendidas ainda está sendo contabilizado, mas aproximadamente 30 receberem ajuda de médicos e militares. Elas apresentaram ferimentos leves, como escoriações. Ao menos duas pessoas foram conduzidas para o Hospital Risoleta Neves. Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros atendem a ocorrência. 

De acordo com a BHTrans, a Avenida Vilarinho está fechada no sentido Bairro / Centro. O desvio está acontecendo pela Rua Padre Pedro Pinto.

Sindicato se pronuncia

Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano – SINTRAM, se pronunciou sobre o caso.

"A equipe da concessionária responsável acompanhou o trabalho de resgate e está prestando todo o apoio necessário. O veículo já foi periciado pela Polícia e será rebocado da pista pela empresa, ainda nesta manhã. Não há previsão de quando o laudo será emitido. A concessionária responsável pelo veículo lamenta o ocorrido e segue colaborando com as investigações sobre o caso", afirmou.

Outras ocorrências

Acidentes com veículos que perdem o eixo não são incomuns em Belo Horizonte. Em 2013, um veículo da linha 4031 (Santa Maria/hospitais), bateu em uma árvore depois que a peça se soltou. Sete pessoas ficaram feridas. 

Em 2015, outros casos foram registrados. Um coletivo da linha 3501A (Jardim Alvorada x São Marcos) desprendeu o eixo traseiro quando passava por um quebra-molas na Rua Flor das Pedras, no bairro Jardim Montanhês (região noroeste de Belo Horizonte). 

No mesmo ano, um coletivo da linha 4103 (Aparecida/Mangabeiras) soltou o eixo de trás no bairro Aparecida. Duas mulheres que estavam no veículo sofreram ferimentos leves.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais