Um ônibus tombou, na manhã desta quinta-feira, na Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova. Aproximadamente 30 pessoas precisaram de atendimento médico.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo é da linha 524 do Move Metropolitano, que faz o trajeto Terminal Justinópolis / Belo Horizonte. Testemunhas contaram que um dos eixos se desprendeu do ônibus enquanto ele se deslocava. Com o impacto, o veículo virou e tombou lateralmente em frente à estação Candelária, do Move, na pista sentido Bairro / Centro.
Segundo o relato do condutor, o veículo estava na velocidade normal da via. Entretanto, ele percebeu alteração na direção puxando pra esquerda, logo depois escutou um estalo e a direção travou, puxando o ônibus para a esquerda e depois para a direita, momento no qual o veículo acabou tombando. Aparentemente houve a quebra do facão e consequente colapso do eixo traseiro. Os trabalhos estão sendo realizados pela perícia técnica, que poderá atestar a causa.
93 passageiros
Dentro do veículo estavam 93 pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros. O número de vítimas atendidas ainda está sendo contabilizado, mas aproximadamente 30 receberem ajuda de médicos e militares. Elas apresentaram ferimentos leves, como escoriações. Ao menos duas pessoas foram conduzidas para o Hospital Risoleta Neves. Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros atendem a ocorrência.
De acordo com a BHTrans, a Avenida Vilarinho está fechada no sentido Bairro / Centro. O desvio está acontecendo pela Rua Padre Pedro Pinto.
Sindicato se pronuncia
Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano – SINTRAM, se pronunciou sobre o caso.
"A equipe da concessionária responsável acompanhou o trabalho de resgate e está prestando todo o apoio necessário. O veículo já foi periciado pela Polícia e será rebocado da pista pela empresa, ainda nesta manhã. Não há previsão de quando o laudo será emitido. A concessionária responsável pelo veículo lamenta o ocorrido e segue colaborando com as investigações sobre o caso", afirmou.
Outras ocorrências
Acidentes com veículos que perdem o eixo não são incomuns em Belo Horizonte. Em 2013, um veículo da linha 4031 (Santa Maria/hospitais), bateu em uma árvore depois que a peça se soltou. Sete pessoas ficaram feridas.
Em 2015, outros casos foram registrados. Um coletivo da linha 3501A (Jardim Alvorada x São Marcos) desprendeu o eixo traseiro quando passava por um quebra-molas na Rua Flor das Pedras, no bairro Jardim Montanhês (região noroeste de Belo Horizonte).
No mesmo ano, um coletivo da linha 4103 (Aparecida/Mangabeiras) soltou o eixo de trás no bairro Aparecida. Duas mulheres que estavam no veículo sofreram ferimentos leves.