As enchentes em Belo Horizonte seguem sendo um dos grandes gargalos da capital mineira. Nesse sentido, o prefeito em exercício de BH, Álvaro Damião (União Brasil), afirmou nesta segunda-feira (20) que o objetivo do executivo é zerar todos os problemas relacionados a enchentes até o ano que vem.
Além disso, o prefeito ainda destacou que apesar da perda de bens materiais com a enchente da última quinta-feira (16), o saldo é positivo. Para ele, o importante é que nenhuma vida se perdeu na capital mineira.
Durante uma visita à bacia de contenção B5, voltada para a prevenção de enchentes na região da Avenida Tereza Cristina, ele afirmou que já há cinco bacias em pleno funcionamento na região, com capacidade de armazenamento de até 1 bilhão de litros de água.
Ainda segundo ele, existem mais duas bacias, estas em Contagem, em obras. A tendência é que, após a finalização, que segundo Álvaro Damião deve acontecer ainda este ano, a capacidade de armazenamento será de cerca de 1,5 bilhão de litros.
"A B5 é uma delas, são quase mais de um bilhão de litro d'água que é reservado por aqui nessa região. Esperamos agora a conclusão da B3, da B4, que fica em Contagem. A gente já tem uma parceria muito boa com a Prefeitura de Contagem para que um bilhão e meio de litros d'água sejam reservados para as próximas chuvas ou pelo menos para o próximo ano. Essa é a nossa expectativa. E o que aconteceu esse ano na Teresa Cristina, apesar do impacto ter sido mínimo em relação que já passou por ali, a nossa expectativa para o próximo ano é que nada aconteça", afirmou o prefeito.
Vale lembrar que só a B5 custou aos cofres da PBH R$ 66 milhões e tem capacidade de armazenamento de 270 milhões de litros de água.