Os estudantes das escolas estaduais retomam as atividades presenciais, nesta segunda-feira, em toda Minas Gerais. A participação dos alunos nas atividades será obrigatória.
Os estudantes que apresentarem resultado positivo em teste para diagnóstico de COVID-19 ou que apresentarem sintomas característicos de síndromes respiratórias ou que tiverem contato próximo com pessoa que testou positivo não deverão comparecer ao ambiente escolar, devendo procurar atendimento médico, bem como comunicar a escola.
Em relação à possibilidade de suspensão de aulas, nas turmas que forem constatados mais de 30% de alunos confirmados para COVID-19, os alunos pertencentes a turma ficarão afastados do ambiente escolar por 5 dias corridos contados do último resultado. O mesmo se aplica aos professores exclusivos da turma afastada.
Novo ensino médio
O retorno das aulas em Minas Gerais terá uma novidade: O novo ensino médio. Entre as principais mudanças será a ampliação da carga horária anual, que passará de 833h para 1 mil horas. Para essa ampliação, na rede estadual de ensino mineira será criado o sexto horário ou, em casos excepcionais, um contraturno.
A implementação da proposta acontecerá de forma gradual. Em 2022, o Novo Ensino Médio será realidade nas escolas que ofertam o 1º ano; em 2023, nas turmas do 1º e 2º ano; e em 2024, nas de 1º, 2º e 3º.
O Novo Ensino Médio foi instituído pela lei federal 13.415/2017, que faz alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Em Minas Gerais, as mudanças têm como documento norteador o Currículo Referência de Minas Gerais do Ensino Médio.