Carregando...

Cidades

Fiemg doa 100 respiradores para a abertura de novos leitos de UTI em Minas

Os novos leitos devem ser abertos nos próximos dias na capital mineira e em cidades do interior do estado

Por João Henrique do Vale

Minas Gerais vai receber mais 100 novos respiradores. A doação foi feita pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), nesta segunda-feira, e será importante para a abertura de novos leitos de UTI. A ajuda chega em um momento em que a ocupação de leitos está em nível de alerta. Atualmente, 93% das unidades deste tipo estão ocupadas. 

Belo Horizonte receberá 20 ventiladores, o mesmo número de aparelhos que vão chegar a Betim. Na capital, os equipamentos serão alocados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 

Juiz de Fora, na Zona da Mata, receberá 15 equipamentos. Já Montes Claros e Timóteo ficarão com 10 ventiladores cada uma. Viçosa receberá 7 equipamentos, Ponte Nova, seis, São Lourenço, cinco, Paracatu, quatro, e São João del-Rei, três.

O critério utilizado para a distribuição dos equipamentos foi definido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que identificou locais com capacidade de abertura imediata de leitos de UTI. "A mobilização da indústria está ajudando a ampliar a capacidade de atendimento nas UTI’s em todo estado. Além disso, doamos 180 leitos para hospitais filantrópicos que já estão em pleno funcionamento. No total, são mais de 300 municípios contemplados com as doações de leitos ou respiradores, ajudando a salvar a vida de milhares de mineiros", pontuou o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.

O governador Romeu Zema (Novo) agradeceu pela ajuda da Federação desde o início da pandemia. "Logo que a pandemia começou, a FIEMG se disponibilizou a contribuir. Conseguimos 1.600 respiradores que já salvaram muitas vidas e, agora, com mais 100 unidades desse aparelho, vamos atender um número substancial de pessoas. O governo do estado vai continuar fazendo tudo o que for necessário para salvar vidas, essa é a grande prioridade. O momento é triste, mas nos ensina que a solidariedade e as parcerias são muito importantes", sinalizou Zema.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais