Carregando...

Cidades

Imagem: Suziane Fonseca / Divulgação

Filhote de gorila morre no zoológico de Belo Horizonte

O primata brincava com os irmãos quando caiu de uma altura de aproximadamente três metros

Por João Henrique do Vale

O Zoológico de Belo Horizonte está de luto. O filhote de gorila que nasceu em 3 de setembro morreu ao cair de uma altura de aproximadamente três metros. Tratadores tentaram reanimar o primata, mas sem sucesso. 

De acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, o acidente aconteceu por volta de 10h desse domingo. Os tratadores observaram que os filhotes brincavam na área externa do recinto, o que é comum entre eles. Anaya, sua irmã, pegou o filhote, o colocou nas costas, como de costume, e subiu em uma das pedras que compõem a ambientação do recinto. Em algum momento, o filhote caiu de suas costas de uma altura de aproximadamente três metros, ficando desacordado.

Os funcionários do zoológico iniciaram o resgate e socorro do pequeno gorila imediatamente. O irmão, Jahari, chegou a pegar o filhote desacordado levando-o até sua mãe Imbi. Ao pegá-lo, o filhote sofreu uma nova queda de suas costas, na área de manobra. 

O animal sofreu hemorragia nasal, edema na região orbicular, e laceração no lóbulo auricular esquerdo, compatíveis com o quadro de queda e traumatismo na região crânio-encefálica.Os tratadores tentaram reanimar o gorila, mas sem sucesso. 

“Em respeito ao comportamento de luto existente entre os animais, o filhote foi deixado junto ao grupo para se despedirem. O Jardim Zoológico deve aguardar orientações do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas de Gorilas, do qual faz parte, para decidir qual será o melhor destino para o animal, após procedimento de necropsia”, informou a Fundação. 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais