Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Forças de Segurança de Minas fazem protesto em Belo Horizonte; acompanhe!
Imagem: João Henrique do Vale / Rede 98

Forças de Segurança de Minas fazem protesto em Belo Horizonte; acompanhe!

Agentes cobram recomposição salarial e prometem passeata por Belo Horizonte


Por João Henrique do Vale

A segunda-feira é marcada por protestos de servidores da segurança pública de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

A manifestação foi iniciada na Praça da Estação, no Hipercentro de BH, logo nas primeiras horas da manhã. Segundo organizadores, a estimativa é de que aproximadamente 30 mil pessoas integrem o ato, entre policiais, bombeiros e agentes penais.

O grupo seguiu para a Praça Sete, e, em seguida, foi para o pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no Bairro Santo Agostinho

Entre as exigências dos manifestantes está a recomposição salarial da catogira, de 41%. Proposta foi enviada pelo governador Romeu Zema à ALMG, no fim de 2020, e dividia a recomposição em três parcelas: 13% a serem pagos em julho de 2020, 12% em setembro de 2021 e 12% em setembro de 2022. Até o momento, somente uma das parcelas foi paga pelo Executivo Estadual.

Governo de MG se pronuncia

O Governo de Minas Gerais se pronunciou sobre os protestos, por meio de nota: "desde o início da gestão atual, o Governo de Minas vem equilibrando as contas e recuperando a capacidade financeira do Estado, o que permitiu realizar o pagamento dos salários dos servidores públicos de Minas Gerais de forma integral, no quinto dia útil do mês, além da quitação do 13º salário sem parcelamentos.

O Governo de Minas sabe da necessidade da recomposição salarial do funcionalismo público e tem feito todo o esforço para que a correção da inflação seja possível para todos os servidores estaduais. A atual gestão reconhece a importância dos profissionais das Forças da Segurança para o Estado. Por isso, eles receberam reajuste de 13% em 2020. Além disso, foram os primeiros profissionais a receberem o salário em dia. Continuamos em amplo processo de negociação com os representantes dessas categorias na busca de uma nova recomposição, porque sabemos que ela é necessária.

A renegociação da dívida bilionária com a União, por meio do plano de recuperação fiscal, permitirá uma nova recomposição dos salários dos profissionais de segurança. Continuamos em busca de outras alternativas para fazer a reposição das perdas inflacionárias", afirma o comunicado.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais