Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Frio em BH: Prefeitura reforça ações para atender população em situação de rua
Imagem: Reprodução / Redes sociais

Frio em BH: Prefeitura reforça ações para atender população em situação de rua

Equipes vão percorrer a cidade para encaminhar as pessoas para as unidades de acolhimento. Cobertores também serão doados


Por João Henrique do Vale

“Precisa de blusa de frio”. A frase escrita em uma placa encostada em um dos viadutos do Complexo da Lagoinha acende um alerta para a queda de temperatura em Belo Horizonte, e da assistência à população em situação de rua. A imagem viralizou nas redes sociais e já mobilizou grupos de pessoas. A Prefeitura colocou em prática um plano de contingência para reforçar o encaminhamento dos moradores para abrigos da cidade e também na entrega de cobertores

A ação conjunta será realizada por diferentes secretarias da prefeitura. As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social, Consultório na Rua e BH de Mãos Dadas, vão reforçar as ações em todas as nove regionais da cidade. O objetivo é conscientizar os moradores quanto à proteção em dias de baixas temperaturas. Além disso, vão reforçar a disponibilidade de abrigos para o acolhimento dessas pessoas e entregar cobertores. 

Atualmente, são 600 vagas diárias para o acolhimento, com alimentação, higienização, guarda de pertences e pernoite. Segundo a prefeitura foi criado um monitoramento especial de ocupação das vagas e, se necessário, será realizada a ampliação emergencial dentro das estruturas já existentes. Caso a ocupação chegue à totalidade, serão utilizadas as estruturas de hospedagens parceiras, preparadas para o acolhimento humanizado desta população. 

No período de frio, a oferta de alimentação também passa por adequações nutricionais com cardápios preparados para estação do inverno, tanto nos Restaurantes Populares quanto nas unidades de acolhimento.

Em casos de emergência no período da noite, como um caso de hipotermia, a população de Belo Horizonte também poderá acionar o 153, telefone de plantão do Centro de Operações. Este plantão deve ser utilizado para emergências apenas no período noturno. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais