Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Geração de energia solar representa 8,1% da matriz elétrica do país
Imagem: Soninha Vill/GIZ | Agência Brasil

Geração de energia solar representa 8,1% da matriz elétrica do país

O estado de Minas Gerais se encontra em primeiro lugar no ranking estadual de geração de energia


Por Agência Esado

De acordo com os dados mais recentes da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), desde fevereiro de 2022 a capacidade instalada de energia solar cresce 1 GW por mês no Brasil. Segundo o panorama divulgado pela entidade, a fonte ultrapassou a marca de 17 GW, o equivalente a 8,4% da matriz elétrica do país, ficando atrás somente das fontes hidrelétricas (53,9%) e eólica (10,8%).

No ranking estadual de geração de energia o estado de Minas Gerais se encontra em primeiro lugar, seguido por São Paulo e Rio Grande do Sul. Ao todo, desde 2012, o setor movimentou mais de R$ 87 bilhões em investimentos e gerou mais de R$ 492 mil novos empregos associados à área.

Para Daniel Sciovoletto, engenheiro eletricista e especialista em sistemas fotovoltaicos, o Brasil apresenta um grande potencial para aplicação de energias renováveis. 'Nossos potenciais hídrico, eólico e fotovoltaico (solar) são enormes. A potência instalada desses recursos é muito maior do que os recursos não renováveis como termoelétricas e nucleares. É preciso entender que quanto mais energia limpa e renovável sendo gerada, melhor para todos', complementa.

Ainda segundo o infográfico da Absolar, a maior parte da geração solar está espalhada pelos telhados das casas e pequenas empresas, no modelo de geração distribuída. De acordo com Eliane Dias, CEO da Construexpo, as modalidades de construção com inovações tecnológicas e soluções sustentáveis tendem a crescer nos próximos anos. 'Estamos vivendo uma mudança comportamental em que o movimento da sustentabilidade na construção civil vem ganhando espaço. Os investimentos das construtoras e indústrias do setor para esta demanda tendem a aumentar, e por outro lado, temos o consumidor que busca por soluções sustentáveis e inovações em eficiência energética com preços competitivos', afirma a CEO.


Nova Regulamentação para 2023

Entrará em vigor em 2023 a Lei Federal 14.300, que trata do marco legal da geração de energia distribuída de fontes renováveis, que inclui a energia solar fotovoltaica. Essa aprovação terá um impacto na cobrança do uso do sistema de distribuição (tarifa TUSD), chamado também de uso do fio e pelo sistema elétrico. 'Quem pensa em investir em geração própria, seja fotovoltaica ou qualquer outra fonte renovável, recomendo que o faça agora. Dessa forma, garante-se, para os próximos 30 anos, o enquadramento na legislação vigente seguindo as resoluções REN48E e REN687, que preveem o abatimento da energia elétrica gerada, que será de 1 para 1 sobre a energia consumida da rede elétrica', explica Sciovoletto.

Esse assunto é tema da palestra 'Geração Distribuída e Mobilidade Elétrica', ministrada por Daniel Sciovoletto na Construexpo, em Atibaia. O evento é voltado para o setor da construção civil e que terá como tema central de debate os desafios e as inovações das construções sustentáveis. A feira pretende reunir, segundo a organização, cerca de 80 expositores entre construtoras, imobiliárias, serviços para a construção civil e fornecedores. Quem deseja visitar a feira, que ocorre de 15 a 18 de setembro, pode se inscrever gratuitamente através do site oficial.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais