Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Governo Federal muda regras e auxílio taxista beneficia 2,5 mil motoristas em BH
Imagem: Prefeitura de BH

Governo Federal muda regras e auxílio taxista beneficia 2,5 mil motoristas em BH

Grupo deve receber R$ 1 mil do chamado "Bem-Taxista"


Por Déborah Lima e João Henrique do Vale

Mais de 2,5 mil motoristas de táxi em Belo Horizonte vão começar a receber o Benefício Emergencial, chamado de Bem-Taxista, em 16 de agosto. Antes, o benefício seria encaminhado apenas para os permissionários – que representam mais de 6 mil em BH. A informação consta em uma portaria do Ministério do Trabalho e Previdência publicada no Diário Oficial da União nessa quarta-feira (27).

O presidente do Sindicato dos Taxistas (Sincavir), João Paulo de Castro Dias, acredita que o sistema municipal não terá dificuldades para a consolidação dos dados de beneficiários.

“Em BH o sistema é totalmente informatizado, não teremos dificuldades com envio de dados. A BHTrans está totalmente apta em enviar esse cadastro da melhor maneira possível”, afirmou em entrevista à Rede 98.

“Falou-se que somente o permissionário receberia. E agora o condutor auxiliar terá o direito ao benefício. Então, as prefeituras terão que enviar esse cadastro para o Governo Federal. Os órgãos que gerenciam o trânsito estão bem capazes para fazer o envio de dados”, acrescentou.

Benefício

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, a previsão é pagar até seis parcelas de até R$ 1 mil cada, observados a quantidade de taxistas elegíveis e o limite global disponível para o pagamento do auxílio. O primeiro pagamento será em 16 de agosto e deverá contemplar duas parcelas, referentes aos meses de julho e agosto. 

Já o pagamento dos taxistas incluídos na segunda etapa está previsto para o dia 30 de agosto. 

Terão direito ao benefício os motoristas de táxi titulares das permissões ou concessões (alvarás) com cadastro nas prefeituras ou Distrito Federal que, entre outras exigências, tenham Carteira Nacional de Habilitação válida.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais