Carregando...

Cidades

Imagem: Leo Fontes / 98 Live

Grupo se reúne nesta terça para discutir tarifa de ônibus e contratos de empresas

Comitê foi criado na última semana pela Prefeitura de Belo Horizonte

Por João Henrique do Vale

O Comitê de Repactuação do Contrato dos Ônibus e Reformulação de Tarifas do Transporte Coletivo de Belo Horizonte terá sua primeira reunião nesta terça-feira. O grupo foi criado pela administração municipal para discutir os valores das tarifas do transporte público da capital e os contratos das concessionárias.

O primeiro encontro acontecerá no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), às 10h. Foram convidados: Josué Costa Valadão, Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, que é Coordenador do Comitê; Alberto Lage, chefe de Gabinete do Prefeito; Diogo Oscar Borges Prosdocimi, Diretor-Presidente da BHTRans; Caio Perona, Representante da Procuradoria Geral do Município; vereador Gabriel Azevedo, Representante da Câmara Municipal de Belo Horizonte; André Velosoa, da Sociedade Civil, e um representante do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra/BH). 

Segundo a prefeitura, o Comitê terá como objetivo “discutir a mobilidade urbana integrada e as alterações nos contratos de concessão dos serviços de transporte coletivo de passageiros com vistas à melhoria e atratividade do serviço para o cidadão, inclusive em matéria tarifária”.

Entre os assuntos a ser debatidos, estão: a modelagem dos contratos vigentes de concessão do transporte coletivo por ônibus em Belo Horizonte; o conforto dos usuários e o tempo dos deslocamentos; as formas de incentivar o uso do transporte público em detrimento do transporte individual; as alterações possíveis nos contratos vigentes sem interrupção dos serviços; a redução de custos operacionais sem prejuízo da qualidade, visando à modicidade tarifária; e a viabilidade de incentivos financeiros que reduzam a tarifa e tornem o transporte público mais atrativo.

O comitê poderá solicitar, com prazo por ele definido, aos órgãos e às entidades do Poder Executivo o fornecimento de informações, documentos, relatórios, dentre outros, para subsidiar o seu trabalho.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais