Carregando...

Cidades

Imagem: Divulgação/PBH

Guarda Municipal de BH realiza mais de 10 mil abordagens para medidas contra Covid

281 multas foram emitidas por falta do uso de máscaras na capital mineira

Por Carol Torres

A Guarda Municipal de Belo Horizonte realizou, entre 1º de janeiro e 18 de junho deste ano, 10.113 abordagens para garantir o cumprimento dos decretos com normas sanitárias de combate à pandemia de Covid-19. As abordagens foram feitas em estabelecimentos de forma espontânea ou motivadas por denúncias feitas pela população. 

Em 4.392 casos os estabelecimentos já estavam fechados no momento em que as equipes chegaram. Em outras 2.630 situações o local estava cumprindo as determinações sanitárias ou se adequaram imediatamente. 

Outros 1.088 denunciados receberam orientações e se comprometeram em tomar as providências necessárias para retomar as atividades e 2.003 acataram a determinação de encerrar eventos com aglomeração de pessoas

Máscaras 

De janeiro a junho deste ano, os guardas municipais emitiram 281 multas por falta do uso de máscaras. O artigo de proteção se tornou obrigatório por lei desde 14 de julho, na capital mineira. 

Para o comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Sérgio Prates, cabe aos guardas municipais cumprir a lei, mas com sensibilidade. 

A corporação entende que a atividade da Prefeitura, na qual a Guarda Municipal está envolvida, soma forças com as outras áreas para contribuir para que vidas sejam preservadas. O trabalho continua, uma vez que a pandemia não acabou. Mas temos a certeza que, ao final, restará a convicção de que tudo foi feito com o objetivo de preservar vidas”, afirmou. 

Balanço de 2020 

Em 2020, entre 20 de março e 31 de dezembro, os agentes da Guarda Municipal realizaram 47.993 abordagens em lojas, centros comerciais, clubes, quadras esportivas e praças. As ações resultaram no fechamento consensual de 19.467 estabelecimentos que estavam em desacordo com as determinações, sem que houvesse a necessidade de interdição por fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental. 

Ainda em 2020, os guardas municipais somaram mais de 17 mil abordagens de conscientização sobre a importância do uso da máscara, resultando em 88 multas por falta do equipamento protetor.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais