Uma nova pesquisa para avaliar as vacinas contra a Covid-19 será realizada pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. O estudo é para entender quanto tempo dura a proteção nas pessoas e a resposta imunológica. Para isso, os profissionais estão recrutando voluntários para participar do levantamento.
Vão poder participar da pesquisa, profissionais de saúde para avaliar a segurança e a efetividade das vacinas contra a covid-19. Interessados podem se cadastrar até o dia 30 de junho no site do Hospital. Os voluntários receberão ajuda de custo no valor de R$20 para custear o transporte. Os atendimentos ocorrerão no Ambulatório Borges da Costa, um dos anexos do hospital.
O estudo, intitulado SevaCov-Pro, vai ajudar a entender como funcionam as vacinas contra covid-19 na vida real, ou seja, fora do ambiente controlado dos ensaios clínicos. Além disso, busca identificar quanto tempo dura a proteção nas pessoas que estão mais expostas ao vírus e qual foi a resposta imunológica após a vacina, entre outras questões.
Podem participar pessoas que tenham tomado a primeira dose das vacinas Coronavac e Astrazeneca e que não tenham participado de nenhum outro ensaio clínico de vacinas.
O recrutamento começou no final de setembro de 2021 e já alcançou 3,5 mil pessoas em todo o Brasil. Essa primeira etapa foi restrita aos profissionais de saúde dos oito centros participantes do estudo, que é liderado pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB). Com o início da segunda fase, a expectativa é alcançar 10 mil voluntários.