Usuários que viajam diariamente pelas linhas de ônibus de BH podem contar, em breve, com um canal mais acessível de reclamações e sugestões a respeito do transporte coletivo da capital. As empresas poderão ser monitoradas pela Prefeitura, por meio de grupo de WhatsApp e email.
Medida integra lista de contrapartidas elencadas pelo GT-MOB-BH, grupo de trabalho que apura a situação do transporte coletivo da capital.
Proposta foi apresentada, nesta terça-feira (10), em reunião na Prefeitura de Belo Horizonte.
A Câmara Municipal, por sua vez, se comprometeu em destinar R$ 44 milhões de recursos economizados pelos parlamentares para o transporte público da capital.
A cifra se une ao subsídio de R$ 163 milhões cedidos pela prefeitura, e visa principalmente melhorias no transporte suplementar da capital. O repasse foi acordado em reunião dos vereadores que integram o GT-MOB-BH, ocorrida na segunda-feira (9).
Como contrapartida, as empresas de ônibus de BH devem atender a 16 requisitos solicitados pelo grupo, como o aumento das viagens em 30% e a manutenção do preço das tarifas, enquanto durar o subsídio.
Entre as exigências, está ainda a repactuação do contrato com as empresas de ônibus, dentro de um ano. Foi proposta ainda a criação de um grupo de WhatsApp e Email, por parte da SUMOB, que vai monitorar a situação do transporte público de BH.
"A gente vai ter um mapa quente diário dos problemas da cidade. Se o problema do ônibus continuar, o subsídio será cortado imediatamente e as empresas vão ficar sem recurso", afirmou o vereador Gabriel Azevedo, integrante do Comitê, em entrevista ao Central 98 (veja abaixo).
As exigências deverão ser respondidas pelo Setra-BH em até 24 horas.