A superlotação de presos no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte, deve ser resolvida até o dia 1º de agosto. Esse é o prazo concedido pela Justiça a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A decisão é dessa segunda-feira.
O prazo para a retirada de detentos e, consequentemente, redução da superlotação, terminou nesta terça-feira, após uma decisão judicial da última semana. Porém, o mesmo magistrado que determinou a medida, estendeu o prazo para o cumprimento da determinação.
Em 31 de julho, uma vistoria será realizada no Ceresp com a presença de Ministério Público, Defensoria Pública, Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Minas Gerais, Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais, Ordem dos Advogados do Brasil e Advocacia Geral do Estado.
De acordo com a Sejusp, a unidade deve ser ampliada, o que vai destinar mais 384 novas vagas no local. Em setembro, já serão oferecidas, segundo a pasta, 180. “Também em setembro, metade do espaço físico da unidade, com 202 vagas, estará totalmente reformado (nas partes de hidráulica, elétrica e pintura) e, novamente, liberado para ocupação de detentos”, afirmou.