Decisão do Tribunal Regional Federal da 6ª Região mantém a etapa da Stock Car em Belo Horizonte, entre 15 e 18 de agosto, no entorno do Mineirão, na Região da Pampulha. A suspensão foi pedida, por meio de liminar, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A instituição de ensino argumenta que o evento automobilístico vai provocar poluição sonora que pode impactar os animais que ficam no biotério da Universidade, que fica próximo ao estádio. O pedido de liminar acabou indeferido no juízo originário da ação. Com isso, a UFMG entrou com um agravo de instrumento.
O desembargador federal Lincoln Rodrigues de Faria manteve a decisão anterior. Ele argumentou que desde as primeiras tratativas para a realização do evento, os organizadores e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), se mostraram preocupados em realizar medidas que reduzem os ruídos.
“Ainda, visando minorar os incômodos sonoros e atender as exigências legais, as empresas organizadoras do evento apresentaram à Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) de Belo Horizonte um projeto de Implantação de Barreiras Acústicas a serem posicionadas ao longo das avenidas entre a pista e o campus da UFMG”, citou o desembargador.