Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Kalil oficializa saída da prefeitura e Fuad Noman toma posse nesta terça-feira
Imagem: Amira Hissa/PBH

Kalil oficializa saída da prefeitura e Fuad Noman toma posse nesta terça-feira

Documento que oficializa a saída foi protocolado na manhã desta segunda-feira na Câmara


Por João Henrique do Vale

Alexandre Kalil oficializou, na manhã desta segunda-feira, sua saída ao cargo de prefeito de Belo Horizonte. O documento que comunica o desligamento do Executivo foi encaminhado à Câmara Municipal e recebido pela presidente da Casa, vereadora Nely Aquino.

A saída de Kalil foi comunicada à população na última sexta-feira. Com o gesto, o empresário entra para a disputa ao governo do estado de Minas Gerais. 

No documento que oficializou o desligamento do executivo municipal, Kalil afirmou que renuncia em “estrita observância aos ditames constitucionais e legais”. “Solicito a Vossa Excelência que, na forma regimental, leve esta mensagem ao conhecimento de seus pares”, finalizou. 

Quem é Fuad Noman? 

Com a saída de Kalil, quem assume o cargo de prefeito de Belo Horizonte é Fuad Noman, que ocupava o cargo de vice. A posse está marcada para acontecer na manhã desta terça-feira na Câmara Municipal. 

Fuad economista e tem uma longa carreira no serviço público. O início foi no Banco Central do Brasil. Trabalhou no Tesouro Nacional, foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República, diretor do Banco do Brasil e presidente da BrasilPrev. Foi consultor do Fundo Monetário Internacional para o governo de Cabo Verde.

No Governo de Minas Gerais, foi Secretário de Estado de Fazenda, Secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Presidente da Gasmig e Secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos.

Na Prefeitura de Belo Horizonte, foi nomeado pelo prefeito Alexandre Kalil Secretário Municipal de Fazenda, cargo que exerceu de 2017 até 2020, ano em que foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte. É natural de Belo Horizonte e casado com Mônica Drummond. Pai de dois filhos e avô de quatro netos, é autor dos romances “Cobiça” e “O Amargo e o Doce”.

Mudanças no alto escalão da prefeitura 

Com a saída de Kalil, mudanças significativas vão acontecer no secretariado e no alto escalão da prefeitura. Algumas delas já adiantadas pelo próprio prefeito em seu pronunciamento. Entre os secretários que deixam o executivo municipal está Jackson Machado, da Saúde, e Maria Caldas, de Políticas Urbanas. O procurador-geral do Município, Castellar Modesto Guimarães Filho é outro que deixa o cargo. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais