Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Kalil visita horta urbana e entrega novos equipamentos para agricultores
Imagem: Marcello Oliveira / 98 LIVE

Kalil visita horta urbana e entrega novos equipamentos para agricultores

Belo Horizonte possui mais de 91 mil m² de área cultivada e mais de 300 agricultores cadastrados para a atividade


Por Marcello Oliveira

O prefeito Alexandre Kalil e a primeira-dama e diretora do Movimento Gentileza, Ana Laender, visitaram, nesta sexta-feira (10), uma horta comunitária no bairro Jardim Vitória, região Nordeste de Belo Horizonte. 

Chamadas de Agrofloresta Urbanas, esses espaços de cultivos são voltados para a produção de alimentos saudáveis para sustento de famílias locais, inclusive com possibilidade de geração de renda com a venda da produção. O espaço recebeu ao longo deste ano melhorias de infraestrutura e novos equipamentos de proteção e manejo para potencializar o trabalho dos agricultores. 

As entregas fazem parte de um projeto do Movimento Gentileza, que em sua etapa inicial contempla cinco das 43 unidades produtivas existentes na capital: Horta Comunitária Tudo Saudável (Bairro Jardim Vitória); Horta Comunitária Ebenézer (Bairro Jardim Vitória); Horta Comunitária Coqueiro Verde (Conjunto Paulo VI); Horta Familiar do Vitória (Ocupação Izidora); e Horta Comunitária Vila Pinho (Bairro Diamante), além da Feira da Agricultura Urbana. 


Ao todo, o município possui mais de 91 mil m² de área cultivada e mais de 300 agricultores cadastrados para a atividade. A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e do Meio Ambiente, além da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). 

Segundo Ana Laender, as entregas do Movimento Gentileza chegam para somar com um projeto que é exemplo de desenvolvimento sustentável e intersetorial. “Ocupar territórios outrora ociosos com ações que promovam a preservação ambiental, saúde, desenvolvimento social e econômico para as pessoas e para a cidade são atitudes que caminham ao lado dos princípios que carregamos em tudo que fazemos, sempre valorizando espaços e vidas”, afirma. 

As ações começaram em janeiro deste ano, quando a Prefeitura de Belo Horizonte recebeu quatro contêineres, disponibilizados para o município como forma de compensação ambiental, para serem utilizados como pontos de apoio aos trabalhadores de unidades produtivas coletivas-comunitárias. 

As estruturas, que possuem espaço para almoxarifado e banheiro, ganharam, por meio da iniciativa do Movimento Gentileza, uma varanda coberta e um alpendre, construídos com pilares de eucalipto e telhas ecológicas, equipados com pia e bancada para manejo, fogão à lenha, além de redes de descanso, mesas e bancos, que irão contribuir para uma melhor estrutura de apoio para a produção e distribuição de alimentos saudáveis no município. 

Para José Ângelo da Silva, um dos pioneiros da Horta Comunitária Tudo Saudável, as entregas trazem um grande avanço para quem trabalha na produção. “Sempre foi um sonho nosso, moradores da região, cuidar dessa área, que sofria com muitos incêndios, estava devastada. Estamos conseguindo unir o útil ao agradável, pois além de recuperarmos o meio ambiente, geramos renda e alimentos de qualidade”, comemora. 

Além das melhorias na estrutura coletiva para as unidades, cada agricultor foi contemplado, em sua gleba, com a construção de um quiosque de apoio individual, de 2,5m x 2,5m, preparado para o manejo dos alimentos e descanso durante a produção. Eles receberão também um conjunto de equipamentos individuais com chapéus, aventais, luvas, botas e um cesto para transporte dos produtos. 

O prefeito Alexandre Kalil disse em entrevista à Rede 98 que ninguém melhor que os próprios moradores para cuidar desses espaços. “Isso não terá mais problemas de enchentes, de incêndios, não será depósito de lixo, isso é dos moradores e eles estão de parabéns, é um trabalho muito importante o que eles fazem”, finalizou o prefeito de Belo Horizonte. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais