Carregando...

Cidades

"Lei Seca" passa a valer hoje em bares de BH; veja o que muda!

A medida da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) começa a valer a partir desta segunda-feira

Por João Henrique do Vale

O consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes de Belo Horizonte está proibido a partir desta segunda-feira. De acordo com a prefeitura, a medida foi tomada para de diminuir a circulação de pessoas, ampliar o distanciamento social e conter comportamentos que têm ampliado o risco de contágio.

Restaurantes, bares, lanchonetes, cantinas e quaisquer outros serviços de alimentação não poderão permitir o consumo de bebidas alcoólicas no local dos estabelecimentos. Também não poderão admitir o consumo dessas bebidas, ainda que tenham sido adquiridas em outro local. A proibição também atinge as feiras públicas e licenciadas.

A Prefeitura também suspendeu o licenciamento de eventos gastronômicos, shows e espetáculos, inclusive a apreciação de pedidos de licenciamentos correspondentes ainda não respondidos pela Prefeitura. Também estão vetados os licenciamentos de festas para o réveillon. Apresentações em teatros estão mantidas, desde que os protocolos sejam observados.

Natal e Réveillon

O decreto também prevê a possibilidade de licenciamento de eventos de iluminação e decoração de Natal e caravanas comemorativas, desde que sem divulgação prévia e sem potencial de atração de público.

Ocupação de leitos 

Belo Horizonte voltou a ter dois indicadores de monitoramento em estágio de alerta. No último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura na última sexta-feira, mostra que a ocupação de leitos de UTI Covid-19 superou 50% de ocupação. O índice está em 50,6%. Vale lembrar que os dados abrangem os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e também da rede privada. 

Também segue em alerta o número médio de transmissão por infectado (RT). O índice estava em 1,06 na última sexta-feira. Somente a ocupação de leitos de enfermaria Covid segue no verde, com 47,9%.  

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais