Belo Horizonte não terá desfila de escolas de samba no Carnaval de 2022. A decisão foi comunicada nesse domingo pela Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais.
A suspensão das apresentações acontece depois que a prefeitura divulgou que não irá patrocinar a folia no próximo ano. Por meio de nota, o presidente da liga das escolas de samba, Márcio Eustáquio, disse que serão pensadas atividades e ações ao longo do ano.
Na última semana, representantes de grupos ligados ao carnaval da capital mineira se reuniram com a PBH para discutir a festa. A administração municipal voltou a afirmar que não irá patrocinar o evento.
Porém, disse que eventos carnavalescos devem ser realizados fora de época. A prefeitura vai lançar um edital com incentivos às entidades ligadas à folia.
Uma comissão entre representantes dos blocos de rua, blocos caricatos e escolas de samba, e da prefeitura, vai discutir o edital que deve ser lançado após o Carnaval.
Eventos privados
Belo Horizonte não deve ficar sem festas no Carnaval. Festas em locais fechados, seguindo os protocolos sanitários atuais contra a Covid-19, devem acontecer. Segundo o presidente da Liga dos Blocos de Santa Tereza, Kerison Lopes, a ideia foi exposta na reunião com a PBH que não se opôs aos eventos.