Carregando...

Cidades

Lockdown em Minas passa a valer hoje; descumprimento está sujeito a punição

As regras da onda rocha, a fase mais restritiva do Minas Consciente, foram publicadas no Diário Oficial do Estado

Por João Henrique do Vale

Cidades mineiras das regiões Triângulo Norte e Noroeste de Minas iniciam o lockdown nesta quinta-feira. Os municípios terão toque de recolher das 20h às 5h. As regras foram publicadas na edição de hoje do Minas Gerais, o diário oficial do estado. O descumprimento das medidas está sujeito a punição. 

A medida tem duração de 15 dias. Somente será permitida a circulação relacionada às atividades essenciais. Estará proibida a circulação de pessoas sem máscara. Pessoas com sintomas de gripe só poderão circular se estiverem procurando atendimento médico.

A Onda Roxa proíbe ainda reuniões familiares de pessoas que não habitam a mesma residência. Eventos públicos e privados também estão proibidos. Bares e restaurantes só podem atender via delivery. Haverá implantação de barreiras sanitárias.

Na deliberação publicada nesta quinta-feira, o Comitê Extraordinário Covid-19 estipula punição para as pessoas que descumprirem as medidas. De acordo com o documento, o infrator está sujeita às sanções previstas no art. 97 da Lei nº 13.317, de 1999. As punições vão desde advertência, interdição de estabelecimento, cassação de autorização de funcionamento, intervenção administrativa, e multa.  

Regiões em observação

As regiões Triângulo Sul, Norte e Leste do Sul, que estão na Onda Vermelha, estão sob observação e, se continuarem com uma crescente de casos, poderão entrar também na Onda Roxa.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais