Carregando...

Cidades

Imagem: Romeu Zema / Reprodução twitter

Massa de ar frio chega com força em Minas e estimula ações voluntárias

Preocupação com pessoas em situação de rua leva voluntários a se organizarem para dar mais conforto durante os dias mais frios aos que vivem nas ruas das cidades mineiras

Por Marcello Oliveira

A massa de ar polar que avança sobre o estado de Minas Gerais vinda do Sul do Brasil deve atingir a Região Metropolitana de Belo Horizonte até a próxima sexta-feira (30), fazendo a temperatura, que já está baixa, despencar ainda mais. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há grande chance de forte geada no Sul de Minas já a partir da noite desta quarta-feira (28) e a onda de frio deve durar cinco dias. Até lá, a temperatura poderá ficar abaixo dos 5ºC em várias regiões, chegando aos -2ºC em algumas cidades do Sul de Minas.

A principal preocupação com o frio intenso é com as pessoas em situação de rua. Por isso há uma corrida contra o tempo para ajuda-los a superar este momento com segurança e conforto. A ajuda é feita a partir de voluntários. Foi acordando cedo para trabalhar nas manhãs frias de BH, que o analista de marketing Zanoni Junqueira, de 34 anos, se colocou no lugar de quem dorme ao relento nas frias ruas da capital e decidiu fazer algo por eles. O jovem criou a campanha “Amigos do Bem” e envolveu amigos e familiares para ajudar. A ideia era arrecadar pouco mais de R$ 3 mil para comprar cerca de 200 cobertores. “E graças a essas pessoas, meu objetivo foi concluído em uma semana e conseguimos assim ajudar as pessoas que precisavam naquele momento”, destacou Zanoni. Ele distribuiu os cobertores na Praça do Peixe, no bairro Lagoinha e no aglomerado da Serra. Alguns cobertores também foram doados para Lagoa Santa, para atender os vulneráveis de lá.

Facilidade para contribuir

O Serviço Social Autônomo Servas também lançou uma campanha para ajudar os moradores de rua durante os dias mais frios. o objetivo da campanha “Calor Humano” é ampliar a arrecadação de roupas, cobertores e acessórios de inverno, em perfeitas condições de uso, para doar às instituições filantrópicas responsáveis por assistir pessoas em situação de vulnerabilidade social, em todo território mineiro, e que não possuem condições de se aquecer no frio.

 A arrecadação está superando as expectativas iniciais, nos 27 pontos de coleta espalhados por Belo Horizonte (veja no fim do texto). Já foram recolhidos mais de 17.000 itens de inverno, entre roupas, agasalhos e cobertores. A solidariedade dos belo-horizontinos já ajudou 75 instituições socioassistenciais em 32 municípios de Minas Gerais incluindo Belo Horizonte.

“A necessidade ainda é grande, o alerta para as baixas temperaturas em todo estado é crescente e com ele a necessidade da população mais vulnerável se aquecer. Diante disso, reforçarmos o pedido de doação a população de Belo Horizonte, vamos abrir o armário, compartilhar um agasalho e aquecer um coração”, afirmou a presidente do Servas, Aléxia Rodrigues de Paiva Brant.

 A arrecadação continua até o último dia de agosto, para contribuir basta entregar sua doação em um dos 27 pontos solidários da campanha Calor Humano.

 Pontos de Coletas:

 

·        Sede do SERVAS

Av. Cristovão Colombo, 683

 

·        Supermercados Verdemar

- Av. Nossa Senhora do Carmo, 1900 – São Pedro

- Av. Olegário Maciel, 1600 – Lourdes

- Av. Raja Gabáglia, 3600 – Estoril

- Av. do Contorno, 6061 – São Pedro

- Rua Guaicuí,700 – Luxemburgo

- Rua Turquesa, 721 - Prado

- Av. Professor Mário Werneck, 1500 – Buritis

- Rua Viçosa, 572 – São Pedro

- Rua Vancouver, 40 – Jardim Canadá – Nova Lima

- Rua Fernandes Tourinho, 471 – Funcionários

- Rua do Ouro, 195 – Serra

- Av. Santa Rosa, 8496 – São Luiz

- Av. Presidente Tancredo Neves, 2700 – Paquetá

- Av. Cristiano Machado, 2130 – Cidade Nova

 

·        Shopping DiamondMall

- Av. Olegário Maciel, 1600 – Lourdes    

 

·        Unidades do Supermercado Super Nosso

- R. Gonçalves Dias, 2001 – Lourdes

- Av. Professor Mário Werneck, 2273 – Buritis

- Rua Guaicuí, 355 - Coração de Jesus

- Av. Nossa Sra. do Carmo, 2780 - Santa Lúcia

- Rodovia MG 30, 8625 - Vale do Sereno

- Av. Afonso Pena, 3328 – Cruzeiro

- Av. Portugal, 2481 - Jardim Atlântico

- Av. Gen. Olímpio Mourão Filho, 717 – Planalto

- Av. Heráclito Mourão de Miranda, 1700 - Castelo

 

·        Defensoria Pública de Minas Gerais

Rua Guajajaras,1707, 8º andar, Bairro Barro Preto

 

·        CEDEC

- Cidade Administrativa – Edifício Minas – 10º andar


Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais