Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Megaoperação mira gatos na rede de abastecimento de água na grande BH
Imagem: Copasa/Divulgação

Megaoperação mira gatos na rede de abastecimento de água na grande BH

Operação batizada Waterfall é realizada na manhã desta terça-feira


Por João Henrique do Vale

Uma megaoperação é realizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira, contra as fraudes na rede de abastecimento de água, os chamados gatos. Chamada de operação “Waterfall”, a ação vai reunir as forças de segurança do estado e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Serão visitados mais de 15 imóveis em cidades da Grande BH.

O diretor de relacionamento com clientes e regulação da Copasa, Cleison Giacomini, explica que o crime provoca perda de água e prejudica os consumidores. “A operação visa coibir a prática do crime de furto de água que ocorre na Copasa. É uma prática que vem prejudicando muito a questão do abastecimento. Nós estamos falando hoje de aproximadamente 490 litros por ligação dia. Então, essa ação visa exatamente identificar quem são os fraudadores e quem produz essas fraudes. Nós estamos com o foco maior de melhorar a nossa prestação de serviço”, comentou.

Segundo ele, o serviço de inteligência da Copasa identificou alguns imóveis suspeitos. Giacomini também pede a ajuda da população para denunciar as fraudes. “A gente disponibilizou inclusive no nosso site a autodenúncia. Então, aquele que está usando de forma irregular antes de responder um processo, de criar uma questão criminal, ele possa se autodenunciar e nós fazemos as tratativas, a regularização. Pois, no final do dia o que nos interessa é fornecer água pra toda a população”, explicou.

O diretor ressalta que as fraudes e desvios provocam um prejuízo de R$ 170 milhões por ano. A estimativa é que mais de 300 mil imóveis estão irregular em todo o estado.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais