Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Metrô circula em escala reduzida neste primeiro dia de greve dos trabalhadores
Imagem: CBTU / Divulgação

Metrô circula em escala reduzida neste primeiro dia de greve dos trabalhadores

Metroviários iniciaram paralisação nesta segunda-feira


Por João Henrique do Vale

O metrô que liga Belo Horizonte a Contagem funciona em escala reduzida nesta segunda-feira,  devido ao primeiro dia de paralisação dos metroviários. As composições vão circular entre 10h e 17h. 

Os metroviários descumprem decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que estabelece multa diária de R$ 30 mil para descumprimento da escala nos horários de pico - de 5h30 às 10h e das 16h30 às 20h

A paralisação do metrô foi definida em assembleia geral realizada pela categoria na quarta-feira (16). Segundo o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG), os trabalhadores questionam a venda da CBTU e reivindicam a possibilidade de transferência para outras unidades da companhia ou órgãos federais.


Confira na íntegra a nota da CBTU:

"O horário das 10h às 17h, definido pelos metroviários em assembleia para cumprimento de escala mínima durante a greve, vai na contramão da Ordem Judicial em vigor, que determina a escala mínima do sistema nos horários de pico, de 5h30 às 10h e das 16h30 às 20h.

O descumprimento da referida decisão, prevê ainda multa diária de 30 mil reais.

A CBTU-BH transporta mais de 100 mil usuários em dias úteis e a Companhia estima que aproximadamente 70 mil usuários sejam prejudicados com a escala definida pelos metroviários.

Acerca das reivindicações da categoria, objeto da deflagração da presente greve, inclusive sobre o futuro dos mais de 1500 funcionários efetivos da Empresa, a CBTU frisa, mais uma vez, que o processo de desestatização está sendo conduzido pelos Ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional. Assim, as demandas relativas ao processo devem ser endereçadas àqueles entes."

Colunistas

Carregando...


Saiba mais