Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Metrô de BH: Metroviários anunciam greve a partir da próxima segunda-feira
Imagem: CMBH/Divulgação

Metrô de BH: Metroviários anunciam greve a partir da próxima segunda-feira

Com a paralisação, as composições vão rodar em escala mínima


Por João Henrique do Vale

Os metroviários de Belo Horizonte e Contagem decidiram entrar, novamente, em greve. A decisão foi tomada em assembleia realizada nessa terça-feira. A paralisação terá início na próxima segunda-feira, quando as composições vão rodar apenas em escala mínima. 

De acordo com o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro), durante a greve, o metrô vai funcionar de 10h às 17h. 

A categoria afirma que a nova paralisação acontece pela falta de resposta do Governo Federal e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT)

Os trabalhadores cobram, ainda, a implantação de tarifa social. “O metrô já perdeu mais de 200 mil usuários devido ao preço das passagens”, afirmam. 

Por meio de nota, a CBTU informou que ficou sabendo da paralisação por meio das redes sociais. Disse, ainda, que tomará as medidas administrativas e judiciais cabíveis na tentativa de garantir a continuidade e qualidade na prestação dos serviços públicos de transporte de passageiros sobre trilhos na cidade.

Sobre os argumentos dos trabalhadores, “a CBTU frisa, mais uma vez, que não possui respostas sobre o processo de desestatização, haja vista que as diretrizes e ações a respeito ainda estão internalizadas junto a CPPI (Conselho do Programa de Parceria de Investimentos), portanto, conduzidas pelo Ministério da Economia e do Desenvolvimento Regional”

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais