Carregando...

Cidades

Imagem: Agência Minas / Divulgação

Metrô opera com escala mínima; metroviários decidem nesta terça se seguem com greve

As estações ficam abertas de 5h30 até 10h. E depois, de 16h30 até 20h

Por João Henrique do Vale

O metrô que liga Belo Horizonte e Contagem funciona somente em horário de pico nesta terça-feira. Os metroviários não ficaram satisfeitos com a audiência de conciliação realizada nessa segunda-feira no Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MG). Nesta tarde, os trabalhadores vão definir os rumos da paralisação. 

A principal reivindicação dos metroviários é a suspensão dos efeitos da Resolução 206/2021, expedida pelo Conselho do Programa de Parceiras e Investimentos da Presidência da República, que determinou a cisão da CBTU e a transferência dos empregados da matriz de Belo Horizonte, no contexto da privatização da empresa

De acordo com o TRT, ficou acordado, na audiência de conciliação, realizada nessa segunda-feira, que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e os trabalhadores, irão abrir negociações. “Representantes da CBTU e da Advocacia-Geral da União se comprometeram a dar uma resposta, o mais breve possível, sobre a reivindicação da categoria”, informou o tribunal. 

O presidente do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro/MG), Romeu Machado, saiu insatisfeito da audiência. 

“A audiência não transcorreu conforme a gente gostaria. Tínhamos esperança do tribunal entender o risco que os trabalhadores correm com a resolução 206, e isso ataca até o acordo coletivo do trabalho, mas não foi o entendimento do tribunal. Foi sugerido até a suspensão da greve e continuar as negociações. Porém, não há negociação. Somente do Ministério Público do Trabalho antes da resolução”, comentou. 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais