Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Metroviários de BH entram em greve na próxima segunda-feira (21)
Imagem: CBTU/Divulgação

Metroviários de BH entram em greve na próxima segunda-feira (21)

Sindicato diz que trens devem circular apenas entre 10h e 17h, ficando fora de operação durante os horários de pico


Por Da Redação

Os profissionais metroviários de BH decidiram, por meio de assembleia realizada na tarde dessa quarta-feira (16), que irão iniciar uma greve a partir da próxima segunda-feira (21).

Segundo informou o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG), os trens irão circular apenas entre 10h e 17h, ficando fora de operação durante os horários de pico.

Após a venda da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o governo garantiu 12 meses de estabilidade aos funcionários dos metroviários. Os metroviários, com a greve, esperam garantir a possibilidade de transferência para outras unidades ou outros órgãos federais. 

O que diz a CBTU

A CBTU alega, em nota, que teve conhecimento somente por meio das redes sociais sobre a deflagração de greve do metrô e vai à Justiça na tentativa de não travar o transporte. Confira o texto:

“A CBTU já se antecipou à tomada das medidas administrativas e judiciais cabíveis na tentativa de garantir a continuidade e qualidade na prestação dos serviços públicos de transporte de passageiros sobre trilhos na cidade.

O horário em escala mínima estipulado pelos metroviários durante a greve é de 10h às 17h, com 100% dos trens operando no intervalo mencionado.

O sindicato, após reunião com representantes do Governo Federal em 15 de março, considerou que a categoria metroviária está sendo impedida de participar no processo de privatização da empresa, sem abertura para o diálogo ou informações acerca do destino dos mais de 1.500 empregados que atuam no sistema atualmente.”

Colunistas

Carregando...


Saiba mais