A dengue segue fazendo vítimas em Minas Gerais. Em 15 dias, o estado confirmou mais 20 mortes em decorrência da doença transmitida pelo aedes Aegypti. Agora, já são 159 óbitos registrados no território mineiro somente nos últimos sete meses. A situação pode ser ainda pior. Estão sendo investigados os casos de 105 pessoas que perderam a vida com suspeita da enfermidade.
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) nessa segunda-feira. Minas Gerais já contabiliza 394.735 casos prováveis de dengue – que engloba os suspeitos e os confirmados. Deste total, 250.604 tiveram diagnóstico positivo.
Outra doença transmitida pelo Aedes Aegypti, a Chikungunya, também segue se alastrando pelo território mineiro. Mais três mortes foram confirmadas em 15 dias, chegando a 32. Outras 15 estão sendo investigadas.
Em relação ao número de casos, já foram registrados 81.796 notificações, sendo 58.348 confirmadas.
Já a Zika já infectou 28 pessoas desde o início do ano.
Ações nas escolas de BH
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai intensificar as ações contra o mosquito Aedes aegypti durante as férias escolares. Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) farão vistorias em aproximadamente 500 locais, incluindo EMEIs, unidades que atendem ensino fundamental e creches parceiras.
Segundo o Executivo Municipal, com as escolas em recesso é possível fazer uma varredura mais detalhada, incluindo, se necessário, aplicação de inseticida não residual. Os agentes também farão a retirada de materiais que possam ser focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, além da aplicação de biolarvicidas em objetos e estruturas que não possam ser retirados.