Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Minas Gerais confirma terceiro caso de raiva em criança
Imagem: Divulgação

Minas Gerais confirma terceiro caso de raiva em criança

Ainda que há um caso suspeito em investigação, notificado em 21 de abril; todos ocorreram na área rural de Bertópolis


Por Déborah Lima

Minas Gerais soma três casos de raiva humana em crianças. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), os casos estão relacionados à mordida pelo mesmo morcego, na área rural do município de Bertópolis, no Norte do estado.

O caso mais recente foi confirmado na terça-feira (26). O paciente, uma criança do sexo masculino, de 5 anos de idade, morreu em 17 de abril, na mesma data da notificação. 

“Apesar de o indivíduo estar sem sinais de mordedura ou arranhadura por morcego, optou-se por investigar o óbito como tal em função da proximidade geográfica das ocorrências e dos hábitos da comunidade, seguindo os protocolos sanitários de prevenção e controle da doença”, explicou a SES-MG.

O primeiro caso confirmado foi de um paciente de 12 anos, do sexo masculino, que morreu no dia 4 de abril.

O segundo caso foi confirmado por laboratório no dia 19. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 12 anos. O caso foi notificado em no dia 5, seguido de internação hospitalar. 

No último dia 13, a paciente teve piora clínica e foi transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva, onde permanece internada e segue o protocolo de tratamento de raiva humana.

Investigação

Ainda que há um caso suspeito em investigação, notificado em 21 de abril, também na área rural de Bertópolis.

De acordo com a SES-MG, trata-se de paciente do sexo feminino, 11 anos, que apresentou sintomas inespecíficos como febre e cefaleia e, devido ao parentesco com o segundo caso confirmado, foi notificada como suspeita e encaminhada para o hospital de referência, onde foram coletadas amostras laboratoriais.

“A paciente segue em leito clínico, estável e em observação. Aguarda-se o resultado dos exames”, informou a pasta.

Posicionamento

A SES-MG informou que foram realizadas uma série de ações. No último domingo (24), foram enviadas à Unidade Regional de Saúde de Teófilo Otoni mais doses de vacinas antirrábica humana para completar o esquema vacinal da comunidade rural de Bertópolis, local de ocorrência dos casos.

Os dados mais recentes, de até 26/4, mostram que, das 999 pessoas a serem vacinadas, 977 tomaram a 1ª dose, e 767 receberam a 2ª dose.

Recomendação

A SES-MG destaca a importância de se procurar a Unidade de Saúde mais próxima para avaliação da necessidade de adoção de medidas profiláticas (administração de vacina e/ou soro) em caso de qualquer incidente com mamíferos silvestres ou domésticos, sobretudo morcegos, cães e gatos.

O último caso de morte por raiva humana em Minas Gerais havia sido registrado em 2012, no município de Rio Casca/MG.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais