Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Minas investiga morte suspeita de varíola dos macacos
Imagem: CYNTHIA S. GOLDSMITH

Minas investiga morte suspeita de varíola dos macacos

Morador de Uberlândia morreu com suspeita da doença


Por João Henrique do Vale

Está sendo investigada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais uma morte suspeita de varíola dos macacos. Um homem, morador de Uberlândia, na Região do Triângulo Mineiro, morreu no último sábado com sintomas da doença. 

De acordo com a SES, pessoas que tiveram contato com o homem estão sendo monitoradas. A Fundação Ezequiel Dias (Funed) já está com material genético da vítima para analisar se a morte foi causada pela varíola dos macacos. 

“Para o diagnóstico laboratorial, a SES-MG orientou que fosse coletada a amostra para a análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Todos os dados clínicos também serão avaliados pela equipe técnica da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde para classificação e encerramento do caso”, afirmou a SES. 

O Brasil já confirmou três casos da doença. O último deles foi divulgado ontem, pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul

O diagnóstico foi confirmado laboratorialmente, no domingo, pelo Instituto Adolf Lutz de São Paulo. Trata-se de um paciente residente em Porto Alegre, do sexo masculino, 51 anos, que viajou para Portugal, com retorno ao Brasil no dia 10 deste mês.

Os outros casos confirmados são de moradores de São Paulo. Estão em investigação seis casos suspeitos. Todos seguem isolados e em monitoramento.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais