Carregando...

Cidades

Minas tem 34% das cidades em restrição máxima por causa da Covid-19

Ao todo, 294 municípios estão na onda roxa do programa Minas Consciente

Por João Henrique do Vale

O aumento de casos e mortes em decorrência da Covid-19 está levando prefeitos a tomarem medidas mais duras.  Minas Gerais tem 294 cidades na onda roxa do programa Minas Consciente,  a mais restritiva do plano. Este número representa 34% de todo o território mineiro. 

As últimas regiões a entrar na fase mais restritiva foram a Centro-Sul e a microrregião Sudeste, incluindo Juiz de Fora. Elas vão adotar o toque de recolher. 

Nessa fase – que, a princípio, tem duração de 15 dias – só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão, com exceção dos trabalhadores envolvidos com as atividades essenciais, deverá ser justificado.

Algumas atividades essenciais, a exemplo de siderurgias, borracharias e serviços de delivery, que precisam funcionar durante a madrugada, não terão restrições do toque de recolher, entre 20h e 5h.

As regras para os municípios que estiverem na onda roxa incluem a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; além da realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais