Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Minas vai iniciar plano de gestão das águas que deve ficar pronto em 15 meses
Imagem: Evandro Rodney / Semad

Minas vai iniciar plano de gestão das águas que deve ficar pronto em 15 meses

Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) vai contratar consultoria especializada para a elaboração do plano mineiro de segurança hídrica


Por João Henrique do Vale

Uma consultoria especializada será contratada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) para elaborar um Plano Mineiro de Segurança Hídrica. Mas, o trabalho não vai surtir efeito de imediato, em meio a crise hídrica que assola o país. Os trabalhos de elaboração do projeto tem duração de 15 meses. 

De acordo com a Secretaria de Estado Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o plano vai ajudar na gestão de recursos hídricos no Estado de Minas Gerais e também vai definir áreas prioritárias para atuação no território mineiro com vistas à segurança hídrica, hierarquizando-as e estabelecendo a urgência para a implementação das ações por unidade de planejamento.

Também irá propor um banco de projetos com a definição de ações estruturantes (obras de infraestrutura) e não-estruturantes (infraestrutura verde e medidas de gestão) organizadas em três eixos de atuação: conservação e restauração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos relacionadas à água; produção sustentável e uso racional dos recursos hídricos; saneamento, controle da poluição e obras hídricas.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais