Carregando...

Cidades

Imagem: Agência Brasil/EBC

Mineiros vão pagar menos na conta de água a partir de agosto

A redução de até 15% no valor das faturas da Copasa foi aprovada pela Arsae-MG

Por Da redação

Em meio a aumentos de produtos essenciais, combustíveis, gás de cozinha e até conta de luz, os mineiros ganham uma boa notícia. A partir de agosto, a população poderá ter até 15% de redução nas faturas da Copasa. A redução foi aprovada pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).  

Em média, os consumidores de água e esgoto da Copasa terão redução de 1,52% na conta, além da unificação geral da tarifa para o serviço de esgoto. A redução no valor final da conta dependerá do volume consumido, do tipo de cliente (residencial, social, comercial, industrial e público) e do tipo de tratamento de esgoto utilizado. 

Na prática, um usuário residencial com água, coleta e tratamento de esgoto que consome até 5 metros cúbicos, por exemplo, deixa de pagar uma conta de R$ 36,04 e passa a pagar R$ 30,64, uma redução de 14,98%.

A redução é histórica. “Hoje temos um índice inflacionário no Brasil chegando a 32% e a nossa tarifa média está com redução de 1,52%. Ou seja, além de não ter o reajuste pela inflação, está havendo uma redução histórica nas contas. Outro ponto importante é a unificação da taxa de esgoto, com a redução do subsídio. Assim, faz-se a justiça tarifária. Esta revisão busca a menor tarifa possível desde que disponíveis recursos para que a Copasa possa operar e investir dentro do nível necessário para o Novo marco do Saneamento”, explicou o diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, 

Esgoto

Além disso, a Arsae-MG extinguiu a tarifa de tratamento de esgoto e definiu uma única tarifa para o serviço, seja ele coleta ou tratamento. Essa nova tarifa representa o valor de 74% da tarifa de água, bem inferior aos 100% atuais para quem tem o esgoto tratado.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais