Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. “Não é viável fazer um autódromo naquela região”, diz reitora da UFMG sobre realização da Stock Car em BH
Imagem: Reprodução / YouTube

“Não é viável fazer um autódromo naquela região”, diz reitora da UFMG sobre realização da Stock Car em BH

Sandra Goulart Almeida apresentou o posicionamento da universidade sobre o evento automobilístico


Por Erick Funes e Mateus Liberato

O impasse sobre a realização da etapa da Stock Car em Belo Horizonte foi assunto no 98 Talks desta quinta-feira (28).

A reitora da Universidade Federal de Minas, Sandra Goulart Almeida, participou do programa e comentou a posição da instituição sobre a realização do evento.

Sandra disse que a instituição federal não se posiciona de forma contrária, porém, segundo ela, alguns pontos devem ser considerados.

“A universidade não é contra a Stock Car. Não somos contra o que é bom para a cidade. Inclusive, nós temos que acolher. No entanto, existem algumas questões sobre o evento que são importantes considerarmos. O Mineirão está em um terreno que pertence a UFMG. Um estudo feito pela universidade em 2012 mostra de forma clara que o que acontece no estádio tem um impacto, porém é possível de ser contornado. Entretanto, o que acontece na esplanada inviabiliza as ações de ensino, pesquisa e extensão da nossa instituição”, ressalta a reitora.

Sandra ainda afirma que a universidade não foi consultada sobre o evento. “A UFMG não foi consultada sobre esse evento em momento algum. Quando formos procurados em janeiro pelos organizadores, nós não sabíamos de nada. Precisamos ser ouvidos. Ali é uma área hospitalar. Não é viável fazer um autódromo naquela região”.

Durante a entrevista, Sandra afirma que só existiu um show na esplanada do Mineirão, desde a reinauguração do estádio em 2013. Apesar da afirmação, vários eventos foram realizados no local ao longo dos anos, como os festivais Breve e Planeta Brasil (2022), O Último Samba do Ano (2019) e o show do Black Sabbath, em 2013.

A esplanada do Gigante da Pampulha também foi utilizada durante o Carnaval, com a passagem de blocos como o Arrastão do Hott e o Bloco Brasil Sertanejo, que contou com a participação do cantor Michel Teló.

A reitora da UFMG também enfatizou que a universidade não organiza calouradas dos alunos. De acordo com testemunhos de alunos e funcionários, as festas em DCEs nas dependências da universidade ocorrem normalmente.

Agendada para acontecer entre os dias 15 e 18 de agosto, a etapa de BH da Stock Car será realizada no entorno do Mineirão. A preocupação da UFMG é nos impactos que o evento pode acarretar.

A universidade é obrigada, por lei, a ter um comitê de ética no tratamento de animais para pesquisa, e que recebeu orientações do Ministério da Ciência e Tecnologia para tomar medidas legais diante do evento, uma vez que a região é uma área de preservação ambiental.

Você pode assistir a entrevista na íntegra em nosso canal no YouTube:

Colunistas

Carregando...


Saiba mais